-    Escrito por nathalia

Calçados para o Outono Inverno 2011!

A coleção Outono Inverno 2011 dos desfiles Fashion Rio e SPFW prometem os calçados – tanto femininos quanto masculinos – surgiram como contrapeso, equilibrando inclusive a utilização massiva de acessórios. Veja algumas tendências que percorreram as passarelas brasileiras!

As ankle boots que permaneceram em voga nas estações passadas dão lugar a calçados mais pesados, abotinados com solas tratoradas (que remetem ao pneu de trator com sulcos), as chamadas hikings, que são inspiradas em esportes como montanhismo. Meias ¾ arremataram o styling dos desfiles, resgatando o influxo do militarismo, assim como a utilização de cintos nas botas texanas da British Colony.Na mesma linha esportiva, seguem os sapatos com a tendência ballet, presente em grande parte das coleções atuais, inclusive nas semanas de moda internacionais, influenciadas pelo sucesso do filme Black Swan.

Foram sapatilhas com amarrações nos tornozelos, como na coleção da Maria Bonita Extra; sapatilha com sola tratorada e amarração com cadarços grossos para a Cantão; calçados com tiras até os tornozelos na Martins Paulo que surgiram com a prospecção; mas foi a New Order em um coturno de cetim rosa com amarrações que aspirou ao melhor da influência, sendo a utilização mais elogiada pela crítica de moda.

A influência seventies, que adentrou as semanas de moda de forma tênue, jazeu nos calçados tanto nas cores terrosas em mix às militares, quanto na forma, como por exemplo, a sandália Off-white com tira fina da Animale; e franjas no desfile feminino de Alexandre Herchcovitch. As hikings do desfile da Priting seguem a tendência com a utilização de couro envelhecido, detalhe para a amarração com velcro no calcanhar.

ca1

Atenção especial para os modelos que utilizam salto de madeira, presente nas coleções de Samuel Cirnansck, Huis Clos, Cori, Osklen, Triton, além a exímia utilização de Tufi Duek no calçado todo.

O uso de peles, também sob aspecto setentista, esteve presente na coleção da Alessa, inclusive nos calçados masculinos como no desfile de Alexandre Hercovitch. O emprego do material virou polêmica devido ao uso de pele natural – que proporciona conforto térmico-; poucas marcas aderiram o meio ecológico proporcionado pelos sintéticos, com exceção de Ronaldo Fraga que utilizou lacinhos feitos de sacolas de plástico para dar o efeito de pelúcia nos ankle boots. Calçados feitos de malha, como os masculinos de Alisson Rodrigues, também trouxeram conforto e esquentaram os pés.

ca2

O material que mais constou nos desfiles foi o couro – da tendência Croco – com materiais que aludiam couro de animais exóticos: crocodilo, tatu e cobras exóticas; presentes nas coleções de Jefferson Kulig, Amapô, João Pimenta, Osklen e V.Rom.A junção do couro à materiais metalizados, datalhes como ilhoses, tachas e spikes, deram aspecto punk às coleções de Ana Salazar e da coleção masculina da Sampler.

Então agora vamos aguardar para os próximos lançamentos na moda para outono inverno 2011!!!!